Como cuidar da barba: 6 dicas para ter sucesso!

Você é do tipo de homem que gosta de manter sua barba grande? Se a resposta for sim, esse texto é pra você. Trazemos algumas dicas pra você cuidar da barba e mantê-la apresentável, pois, claro, não basta apenas deixá-la crescer.

A barba – óbvio – é como os seus cabelos. Pode contrair os mesmos problemas que os pêlos de cima, então exigem cuidados parecidos, como limpeza, hidratação e tudo o mais que você faria pelo seu cabelo.

Como cuidar da barba

APARAÇÃO

Como qualquer cabelo, os fios da barba não crescem todos no mesmo ritmo, o que torna necessário uma aparação de tempos em tempos. Se você não quiser cortar, ao menos tire as pontas, para o tamanho dos fios ficarem mais uniformes. A maioria de nós não tem habilidade de podar a barba quando ela está maior, mas isso é fichinha pra qualquer barbeiro.

XAMPU

Claro, limpeza. Uma barba, especialmente quando atinge certos centímetros, acumula poeira e outras sujeiras do dia-a-dia. É necessário passar um xampuzinho, um sabonete ou outro produto específico para a lavagem dos fios, pois somente água não limpará completamente ou até deixar mau cheiro com o tempo (a popular “murrinha”). Sem contar que lavar a barba somente com água pode promover o surgimento de caspa e tenho certeza que você não vai querer isso.

ÓLEO

Pode parecer meio frufru, mas o óleo é ótimo para a barba. Não se trata do mesmo óleo para os cabelos, pois a estrutura da barba é diferente, geralmente tendo os fios mais grossos. O óleo adentra facilmente entre os fios e os deixa hidratados. Além disso, o óleo também ajuda a hidratar a pele, uma vez que a parte do rosto coberta pela barba acaba tendo um cuidado mais indireto, especialmente se tratando de limpeza.

BALM

Oi? Não sabe o que é o balm? Então, se você quiser cultivar sua barba viking, trate de saber. O balm é um creme modelador feito especificamente para os fios grossos da barba. Uma barba volumosa tende, naturalmente, a ficar com os fios bagunçados e com um formato não muito regular. É aí que entra o balm, o seu “creme” de barba.

PENTE

Bem, isso vai depender do tamanho da sua barba. Se ela for longa a ponto dos fios se emaranharem, só o balm não vai resolver. Você vai ter que ter sempre um pentinho à mão pra desembaraçar os fios, antes de passar o produto.

HIDRATANTE

Tem função parecida com o óleo, de hidratar os fios, mas seu valor mais é estético. Afinal de contas, se você gosta de manter sua barba, certamente deve gostar de exibi-la.

Para isso, vai querer que ela esteja bem vistosa, com brilho, então o hidratante cuida dessa parte, afinal de contas, saber como cuidar da barba é essencial para que ela esteja sempre bem apresentável.