Como ter mais foco? Veja estas dicas

Concentrar em uma atividade está diretamente atrelado aos nossos sentidos. Porque, Ao olhar para uma imagem e focarmos nela por um instante; detalhes que normalmente não poderiam ser vistos começam a aparecer e com um pouco de foco a imagem começa se aprofundar.

Acontece algo parecido quando fechamos os olhos para escutar algum tipo de som; além disso, quando tocamos a superfície de um objeto para tentar sentir sua textura. Direcionamos nossos sentidos, na maioria das vezes suprimimos outros sentidos ao tentar extrair o máximo de informação de um objeto.

O pior dos problemas é que a perda de foco ocorre com grande facilidade.
ter mais foco

Como traço evolutivo, é de esperar que, a perca do foco aconteça com certa facilidade. Nossos antepassados, caçadores e coletores, não podiam ter sua concentração fixa em uma mesma atividade por um tempo prologando; pois, o risco de ser pego de surpresa era eminente.

Mesmo que gostaríamos de nos manter focado pelo o que está acontecendo ao nosso redor; nossa mente tende a nos direcionar para outros estímulos, seja eles visuais ou sonoros. Iniciando assim uma briga interna que conhecemos bem.

No mundo moderno atual, não há necessidade de desviar o foco para não ser pego de surpresa por um predador. Nossa luta atual, é para conseguirmos aumentar nossa capacidade de concentração intencionalmente em uma mesma atividade por períodos prolongados.

Veja:

Segundo a pesquisadora Gloria Mark; precisamos de cerca de 25 minutos para conseguirmos recuperar nosso foco em uma atividade. No entanto, quando acontece alguma interferência, o fato é, sempre que perdemos o foco precisamos de um bom tempo para recuperarmos.

Quando falamos em interferências, pensamos em estímulos externos como conversas paralelas, notificações dos aparelhos celulares. Mas em sua grande maioria as interrupções existentes são iniciadas por nós, cerca de 44% delas segundo a pesquisadora. Segundo o estudo, o homem consegue se concentrar em uma mesma atividade por até 2 horas; precisando apenas de pequenas pausas de 20 a 30 minutos antes de retornar à atividade.

Concentre-se

Algumas ideias sobre foco e concentração são abordadas com frequência; sendo ações que todo jogador profissional precisa ter em mente durante sua rotina. Com algumas pequenas mudanças; o mínimo necessário para que o foco esteja em dia é garantir seu corpo esteja em sua melhor forma.

Para isso, é necessário que, a pessoa tenha boas noites de sono e esteja dormindo bem; uma alimentação saudável, a pratica de exercícios de meditação para trabalhar e melhorar ativamente a concentração. Assim como, existe outras mudanças que podemos fazer para melhorar nossa mentalidade consequentemente; tirar um aproveito maior do nosso foco por longos períodos de tempo.

Música faz total diferença

O uso de fones de ouvido é excelente para inibir que outros sons entrem na disputa pela sua atenção, músicas repetitivas e com poucas variações sonoras, podem nos ajudar bastante na hora que precisarmos nos concentrar em nossas atividades. Além disso existe diversas playlists disponíveis pela web criadas justamente para ajudar as pessoas que estudam e trabalham com sua atenção.

Saiba a hora de se recuperar

Algumas pessoas entendem como funciona o foco, sabem que após um período de foco, erros começam a acontecer ou a pessoa não consegue prestar mais atenção em suas atividades.

Por mais que certas atividades os custos da perda de foco não sejam tão direto assim, compreendemos que também traz consequências, seja nos resultados que buscamos ou no longo prazo.

As pausas ajudam a mente descansar e se recuperar para novas atividades ou em uma nova imersão. E para quem está em busca de mais resultado, descansar pode significar um atraso, mas na verdade é que perdemos mais lutando contra o cansaço do que a parando para descansar.

Encontre seu ritmo

Quando mudamos essa perspectiva para a vida prática, sabemos que estudar por longas horas por dia, para aqueles que não tem costume, acaba sendo uma atividade exaustiva que pode durar dias. Mas estudar por 2 horas ao longo de 4 dias é bem mais fácil e traz mais resultado no longo prazo.

Por mais que nossa vontade seja dar o máximo o tempo todo, temos que levar em consideração o ritmo, sendo ele crucial para conseguir extrair melhores resultados.

Observe como alguns atletas da mente trabalham, e tente adaptar algumas dessas práticas em nossas vidas, trabalho, podendo nos levar a ter mais chance de gerar bons resultados.