Exagerou na bebida alcoólica ? Saiba como lidar

Após ingerir grandes quantidades de álcool, o corpo precisa ser reidratado

Exagerou na bebida no fim de semana? Saiba como recuperar seu organismo dos impactos sofridos e o que se deve fazer para evitar, ou amenizar ao máximo; possíveis efeitos colaterais em situações futuras. Por isso conversamos com a nutricionista Marina Rezende e ela nos deu algumas dicas bem úteis para conseguir se recuperar do exagero da bebida alcoolica.

Primeiro, devemos beber com moderação, para evitar quaisquer sobrecargas no organismo, especialmente no sistema digestivo. Além disso, o álcool tende a desidratar bastante o corpo. Então é indispensável que a pessoa beba bastante líquido depois de ingerir bebida alcoólica.

Água, vitaminas, sucos naturais

As melhores opções são água e sucos ricos em fibras ou vitaminas do complexo B, como frutas cítricas. O limão é a melhor opção, pois é excelente no processo de “varrer” as impurezas do sangue, mas abacaxi também é uma ótima escolha. Essa última, assim como a couve e a maçã, possuem enzimas que ajudam a desintoxicar o fígado, um dos órgãos mais afetados pelo abuso de álcool.

 bebida alcoólica

É interessante adotar uma dieta líquida ou o mais próximo disso durante os três dias seguintes à bebedeira, pois o corpo não está pronto para receber alimentos pesados. “Uma observação importantíssima é quanto ao suco de laranja, que tende a ser consumido sem o bagaço, onde fica toda a fibra da fruta. A fibra da laranja pode ser consumida chupando a fruta, ao invés de apenas espremê-la”, lembra a nutricionista.

Frutas laxativas, como mamão ou ameixa seca, são muito boas para regular o funcionamento do intestino, que fica bastante comprometido nessas situações.

O estudante Bruno Lopes de Oliveira, 24, conta que; Abusou bastante da bebida alcoólica visto que, na época do Carnaval e acabou sentindo os efeitos desse descuido. Ele disse que procurou comer comidas doces ou gordurosas para “curar” a embriaguez, mas que, mesmo assim, sempre acabava vomitando. Sobre o exemplo do Bruno, a profissional afirma que doce é uma boa alternativa momentânea. Pois a pessoa embriagada apresenta índices de glicemia – açúcar do sangue – relativamente baixos; aumentando a glicose do sangue ameniza um pouco os efeitos do álcool.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *