Sabe qual vitamina que é quase boa para tudo?

Vitamina C: A vitamina que é boa para quase tudo! Médicos e nutricionistas atestam a importância a multifunção da substância no organismo.

Todo mundo tá cansado de ouvir, especialmente na televisão, que a vitamina C faz bem para a saúde. Mas será que a gente sabe para que, exatamente, ela serve? E onde podemos encontrar? Vamos tentar tirar algumas dessas dúvidas por aqui.

Além disso ela também chamada de ácido ascórbico – é uma substância solúvel em água e indispensável para o bom funcionamento do corpo humano. Ela foi descoberta pelo cientista húngaro Albert Szent-Gyöygyi no ano de 1932. Contudo, nosso corpo não produz a vitamina e o único jeito de conseguirmos a quantidade necessária dela é por meio da alimentação.

A vitamina C auxilia o sistema imunológico (sistema de defesa do organismo contra doenças), ademais faz bem para a pele, nutre os ossos e cartilagens, potencializa a absorção de minerais, melhora o humor, previne AVC’s e é importante para manter o globo ocular saudável. Vamos citar um pouco de cada uma dessas coisas.

Imunidade

A vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos, que são nossas células de defesa. Dessa maneira, nosso corpo passará a resistir mais a agentes externos, como bactérias e vírus, e a se recuperar mais rápido de doenças já contraídas. Para crianças e idosos, que são mais propícios a contrair mais doenças, nem precisamos dizer o quanto isso é importante.

Pele

A vitamina C estimula a produção de colágeno, que é a proteína que dá “firmeza” à pele. Por isso, a vitamina previne o envelhecimento precoce. Além da estética, o colágeno também acelera a cicatrização de ferimentos, então uma boa alimentação à base de vitamina C te dá bem mais que um rostinho bonito… importante.

Ossos

Outro benefício do colágeno é o fortalecimento dos ossos, dentes e cartilagens. Além disso a importância dos alimentos ricos em vitamina C estarem sempre presentes na dieta das crianças, que estão em fase de crescimento, e dos idosos.

Absorção de ferro

Uma das primeiras coisas que as mulheres grávidas precisam se lembrar é de consumir vitamina C regularmente. Isso porque ela potencializa a absorção de minerais pelo organismo; entre os quais o ferro, absurdamente importante para prevenir anemia e outras doenças do sangue. Em bebês em formação, a anemia pode até desenvolver retardo mental em estágios mais avançados, por isso o porquê de se cuidar desse detalhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *